1. a) Poliquetos, Oligoquetos (representados pelas minhocas), hirudíneos (representados pelos sanguessuguas) . b) Os poliquetos possuem inúmeras cerdas nos segmentos corporais. Os oligoquetos não possuem cerdas, e sua parede corporal é revestida por uma fina cutícula. Os hirudíneos possuem poucas cerdas e seu corpo é achatado. c) Algumas espécies de poliquetos nadam livremente, enquanto outras são rastejadoras. A maioria dos oligoquetos são espécies terrestres (escavadoras). Já os hirudíneos deslocam-se utilizando de uma ventosa localizada na parte posterior de seu corpo.
2. a) As trocas gasosas acontecem geralmente na superfície corporal e, em certos anelídeos, em brânquias.
3. A divisão do corpo dos anelídeos pode ser notada externamente: são os segmentos ou anéis. Internamente, o celoma é subdividido em compartimentos separados uns dos outros.
4. As articulações permitem uma melhor mobilidade.
5. a) Crustáceos, quelicerados, hexápodes, miriápodes. b) Crustáceos são divididos em cefalotórax e abdômen, possuem quatro antenas e diversos pares de patas. Exemplo: camarão. Quelicerados: corpo dividido em cefalotórax e abdômen, apresentam seis pares de apêndices, no qual o primeiro deles é o par de quelíceras. Mandíbulas e antenas estão ausentes. Podem ser representados pelos aracnídeos. Hexápodes: possuem três patas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, com um par de antenas. Possuem asas. Podem ser representados pelos insetos.
6. Ocorrem através da superfície corporal, a cutícula.
7. a) A- abdômen B- cefalotórax C- olho D- antenas E- maxípedes F-pereópodes G- urópodes H-pleópodes b) É classificado no subfilo dos crustáceos. c) Na figura, é possível observar características do subfilo dos crustáceos como a subdivisão em cefalotórax e abdômen, além da presença de antenas e diversos pares de patas.
8. a) A teia da aranha é feita de seda. b) Esse material é produzido por glândulas localizadas no abdômen. c) Pode ser utilizada também para revestir tocas ou para servir como abrigo ou ponte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário