domingo, 30 de julho de 2017

Exercícios Platelmintos, nematoides e moluscos (p. 170-171)

Atividades (p. 170-171)

1. Essa afirmação está incorreta, uma vez que existem platelmintos de vida livre, como as planárias.
2.Significa dizer que o tubo digestório possui apenas uma abertura, a boca.
3. a) A: ocelos; B: intestino; C: faringe. b) A faringe muscular é usada para sugar o alimento para o interior do tubo digestório.
4. A capacidade de regeneração das planárias possibilita a reprodução assexuada por fissão transversal. Nessa forma de reprodução, o corpo do animal sofre uma espécie de estrangulamento em um ou mais pontos, até que duas ou mais partes se separam e se regeneram em novos indivíduos completos
5. Esqueleto hidrostático é aquele em que a função de sustentação se deve à presença de um líquido sob pressão encerrado no interior do animal. Nos nematóides, o fluido corporal pseudoceloma atua como apoio à ação da musculatura da parede corporal, que se contrai sobre ele, pressionando-o. A cutícula também oferece resistência ao movimento muscular. A ação dessas duas forças contrárias é responsável pela sustentação do corpo.
6. Não, embora a concha seja uma característica dos moluscos, ela não está presente em todos os animais desse filo. Ao longo da evolução, a concha tornou-se vestigial em certas espécies e desapareceu em outras, como nos polvos e nas lesmas.
7. O manto é o tecido que reveste a massa visceral da região dorsal do corpo do molusco e o interior da concha. Entre outras funções, o manto secreta a concha e promove a circulação de água ou de ar.
8. Geralmente os moluscos utilizam o pé musculoso para seu deslocamento. Nas espécies terrestres, o pé revestido de muco, produzido por células mucosas epidérmicas, que facilita o deslocamento por contrações musculares. Alguns bivalves podem locomover-se por propulsão, através das abertura e fechamento das valvas da concha. Os cefalópodes locomover-se por propulsão a jato, por meio da saída de fluxo de água em movimentos rápidos através de um sifão. Os polvos também podem se locomover utilizando seus tentáculos.
9. a) A rádula é um órgão musculoso e recoberto por uma camada de dentes microscópicos, localizada na região anterior do tubo digestório. b) A rádula é usada para raspar a superfície, retirando alimentos como algas. Moluscos carnívoros podem rasgar os tecidos corporais de suas presas com rádula.
 10. O opérculo é uma estrutura enrijecida localizada na face dorsal do pé dos gastrópodes. Quando o corpo do animal se retrai, abrigando-se no interior da concha, o opérculo fecha sia abertura.
11. A bolsa de tinta, como diz o nome, é usada para armazenar tinta. Quando o animal se sente ameaçado, lança a tinta na água por meio da abertura anal. Assim, o molusco cria uma nuvem turva, em meio à qual rapidamente se afasta da ameaça
12. O sifúnculo é usado para adicionar ou remover gases das câmaras posteriores das conchas; quando cheias de gases, as conchas atuam como flutuadores, facilitando o deslocamento vertical do náutilo.
13. a) no Brasil, o agente causador das esquistossomose é o Schistosoma mansoni. b) a doença tem esse nome porque os vermes adultos se instalam nos vasos sanguíneos e linfáticos de órgãos da região abdominal, como fígado e os intestinos, causando acúmulo de líquidos e inchaço nessa região do corpo. c) o caramujo faz o papel de hospedeiro intermediário, sem o qual o ciclo de vida do esquistossomo não se completaria, o que impediria a infestação de seres humanos
14. As pérolas se formam por causa da infiltração acidental de pequenos objetos, como um grão de areia, entre o manto e a concha. Esse pequeno objeto atua como um núcleo ao redor do qual ocorre a deposição de sucessivas camadas nacaradas ( o mesmo material que reveste a concha por dentro), originando uma pérola.
15. a) trata-se do tufo de flagelos do bulbo-flama. b) ao se movimentar, os flagelos impulsionam o fluido contido no interior dos túbulos excretores para fora do corpo animal.
16. I: ovos presentes nos alimentos, na água, nas mãos ou objetos contaminados são ingeridos. II: os ovos chegam ao intestino delgado e o eclodem. III: as larvas perfuram a parede intestinal, migram pela corrente sanguínea, atingem os pulmões e saem para a traqueia. IV: fêmeas põem ovos que se misturam com as fezes. V: os ovos são eliminados pelas fezes no ambiente. VI: água e alimentos são contaminados pelos ovos.
17. a) I - frutas e verduras cruas e mal lavadas podem conter ovos de Ascaris e de Taenia. II - andar descalço sobre o chão de terra pode proporcionar a infestação por larvas de Ancylostoma e Necator. III - a água pode estar contaminada por ovos de Ascaris ou de Taenia. IV - a carne pode conter cisticercos de Taenia. b) a prevenção dos parasitoses está associada a condições adequadas de saneamento básico, pois a contaminação do ambiente por ovos ou embriões ocorre através das fezes
18. a) Teníase. b) esse problema é causado pela ingestão de carne crua ou mal passada contendo cisticercos
19. a) trata-se de um bivalve, pois a concha de gastrópodes é formada por duas valvas articuladas. A concha de gastrópodes é formada por uma única valva e apresenta geralmente forma cônica e espiralada. b) quando contraídos, esses músculos tem a função de fechar as valvas entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário