sábado, 17 de junho de 2017

Exercícios Poríferos e Cnidários (página 155)

Poríferos e Cnidários
P. 155

1)


2)
Os principais tipos celulares das esponjas são:
* Pinacócitos – revestem externamente o corpo das esponjas;
* Porácitos – permitem fluxo da água;
* Coanócitos – possuem flagelos que mantêm o fluxo da água no interior das esponjas;
* Amebócitos – células totipontes, capazes de se diferenciar de todos os outros tipos celulares presentes nas esponjas;
* Escleorócitos – um tipo diferente de amebócito que secreta espículas.


3)
Mesoílo é uma camada de espessura variável, composta de substâncias sem forma definida e encontra-se entre as duas camadas de células na parede corporal da esponja. Ele ajuda a manter a coesão entre as duas camadas de células e também pode conter espículas e/ou espongina (estrutura de sustentação).


4)
Brotamento – consiste na formação de expansões na parede da esponja, que se projetam para o exterior, crescem e se destacam do corpo da esponja-mãe, originando uma nova esponja.
Gemulação – formação de agregados celulares contendo grande quantidade de reservas nutritivas envoltas em camadas de espongina, os quais se separaram da esponja original e posteriormente, transformam-se em esponjas adultas.


5)



6)
A) Esta estrutura corresponde ao esqueleto da esponja e provavelmente é constituído de espículas de sílica ou de cálcio.

B) Servem para auxiliar na sustentação do corpo das esponjas.


7)
A) Sim, sua função está associada à movimentação das larvas.

B) Precisam desta função, pois as esponjas vivem no substrato e a dispersão de novos indivíduos ocorre durante a reprodução, com fase larval. Após um curto período de vida livre, onde a larva está a procura de um local ideal, fixa-se na esponja e desenvolve-se.


8)



9)
Significa que as células nervosas dos cnidários se dispõem formando uma rede que se estende igualmente por todo o corpo do animal.


10)
As gêmulas são muito resistentes às variações de temperatura e à dessecação, podendo resistir às condições desfavoráveis por muito tempo, ou ser transportadas pela correnteza por grandes distâncias. Elas se formam quando as condições ambientais se tornam desfavoráveis. Quando o ambiente se torna favorável, as gêmulas desenvolvem-se em esponjas adultas.


11)
São importantes no processo de crescimento corporal, na digestão, no transporte de nutrientes, na secreção de elementos esqueléticos e na reprodução.


12)
Não, pois as esponjas fazem a água circular ativamente pelo sistema aquífero, por causa da ação dos coanócitos.


14)
A) Não, pois as cianobactérias dependem da luz para fazer fotossíntese e estão presentes somente em águas relativamente rasas.

B) Esponjas postas próximas à presença de luz devem crescer mais rapidamente do que as que estão em águas profundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário