sábado, 17 de junho de 2017

Exercício estruturas dos Poríferos

Apresente a função das seguintes células e estruturas, faça um esquema de cada um:

1. Pinocócitos
Os pinacócitos são células de revestimento que formam a pinacoderme nas esponjas. Têm forma poligonal, são finas, coriáceas e estreitamente ligadas.

2. Porócitos
Porócito é uma célula dobrada sobre si mesma, e compõe os poros dos Poriferos, é o acesso da água do exterior para o interior do organismo. O poro varia de tamanho no percurso para selecionar as partículas, assim obtendo mais eficiência na nutrição.
3. Amebócitos
O amebócito é uma célula encontrada no filo Porifera. Não tem forma corporal definida e possuem deslocamento livre pelo mesoílo. Podem assumir diferentes funções, mas as funções principais são a digestão, transporte e distribuição de nutrientes para as demais células do corpo da esponja. Outras funções são a de produzir espículas de natureza calcária ou silicosa (esclerócitos), secreção de espongina (espongiócitos), produção de mesogléia (colêncitos), e capacidade regenerativa, incluindo reprodução assexuada (arqueócitos).
4. Coanócitos
Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose. Nas esponjas mais simples, os coanócitos revestem apenas certos canais e câmaras internas.
5. Arqueócitos
Células indiferenciadas, características do filo porífera podendo dar origem aos diversos tipos celulares, ou seja, outras células. Têm papel fundamental na distribuição de nutrientes e secundário na digestão dos alimentos. Originam brotos e gêmulas, ambos estruturas reprodutivas, bem como óvulos e espermatozoides.

6. Rede de Espongina
É uma rede de fibras proteicas elásticas anastomosadas (entrelaçadas e fusionadas entre si), secretada pelo espongiócito. É uma substância insolúvel e resistente à digestão por enzimas proteolíticas e dispõe-se irregularmente no mesênquima.
7. Espículas
São basicamente o esqueleto de uma esponja, e, dependendo da classe, podem ser formadas por calcário de cálcio, espongina ou sílica, que garantem a sustentação da esponja no fundo dos mares e a deixam imóvel. São secretadas pelos esclerócitos.
8. Gêmulas
Nas esponjas de água doce e em algumas esponjas marinhas, agregado de células embrionárias, dotado de uma cobertura rígida, que se forma em períodos de condições desfavoráveis, como congelamento e seca, e que dá origem a novos indivíduos quando as condições ambientais retornam ao normal.
9. Meso-hilo
Na estrutura da esponja, entre os pinacócitos e coanócitos (tipos de células já diferenciadas) se encontra esse espaço gelatinoso denominado meso-hilo, marcados principalmente pela presença de amebócitos que possem a capacidade de se diferenciar em outro tipo de célula.

10. Ósculo
Em Zoologia, denomina-se ósculo à abertura principal da espongiocele, na extremidade livre do corpo dos animais do filo Porifera - as esponjas.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pinac%C3%B3cito
https://pt.wikipedia.org/wiki/Por%C3%B3cito
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ameb%C3%B3cito
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coan%C3%B3cito
http://www.dicionarioinformal.com.br/arque%C3%B3citos/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espongina
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espícula_(biologia)
https://www.google.com.br/search?q=g%C3%AAmula&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwiykMOT7cXUAhWDSyYKHXSbA4UQ_AUICSgA&biw=1366&bih=623&dpr=1
https://brainly.com.br/tarefa/3464345
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93sculo
Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário