sábado, 22 de abril de 2017

Exercício da página 55 (protoctistas)

1 ao 8
1) Todos os protozoários são unicelulares, além disso possuem núcleo definido.
2) Pois os Euglenoides, diferentemente dos outros grupos, não apresentam parede celular rígida, apenas um revestimento flexível, que permite que façam fagocitose.
3) Os tipos de clorofilas presentes na alga, a e/ou b e/ou c, e as substâncias de reserva nas células das algas.
4) X - Pseudópodes, locomoção pela expansão do citoplasma. Y - Flagelos, que realizam movimentos repetitivos e ondulatórios, deslocando a célula. Z - Cílios, que funcionam como os flagelos, mas em maior quantidade, além disso, são usados para a captura de alimentos. As estruturas em cada célula são os núcleos de cada uma. O protozoário 3, ciliado, apresenta dois núcleos, um maior, que comanda as funções vegetativas da célula e outro menor, responsável pela reprodução.
5) No hospedeiro intermediário, ou vetor, ocorre a reprodução assexuada, e no hospedeiro definitivo, ocorre a reprodução sexuada. O cisto é a forma inativa do protozoário, em que ele se mantém em situações desfavoráveis, já o trofozoíto é a forma ativa do protozoário.
6) Os picos de febre estão relacionados ao rompimento das hemácias e liberação de merizoítos.
7) 
a) Amebíase e giardíase.
b) O parasita deixa de ser um cisto no intestino do hospedeiro. Os sintomas são desconforto abdominal, diarreia ou cólicas intestinais e, em casos mais graves, diarreia aguda, febre alta, calafrios e eliminação de fezes com sangue.
c) Existe tratamento de esgoto em Porto Alegre, isso é importante pois previne que água contaminada seja ingerida por seres humanos, interrompendo o ciclo de transmissão do protozoário.
8) Existe uma relação mutualística entre esse protozoário e os cupins. O protozoário obtêm a celulose da madeira ingerida pelo cupim e se protege no intestino do mesmo, e o cupim obtêm nutrientes que o protozoário "solta no ambiente". Essas espécies não podem viver separadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário